17 de fev. de 2008

Templo do Japão teve luta com milhares de homens nus no sábado

Os japoneses da cidade de Saidaiji-naka realizaram um festival de nudez no templo Saidai-ji. Neste festival, um dos mais excêntricos do país, 9.000 homens usando apenas uma tanga lutam - no escuro - por um par de varetas da sorte que são atiradas a eles a partir de uma janela que fica a quatro metros do chão.

Conforme a tradição, o homem que pegar as duas varetas - que tem cerca de 20 centímetros de comprimento e quatro de altura cada uma- deve equilibrá-las sobre uma caixa de madeira cheia de arroz e será considerado sortudo pelo resto do ano. Cerca de outros cem amuletos também são jogados para a multidão.

Toda a luta acontece em uma época de clima frio, mas os organizadores jogam água sobre os homens, tamanha a agitação deles. À meia-noite, todas as luzes são apagas de uma vez só, e as varetas são atiradas. Diversos espectadores costumam acompanhar a cerimônia, inclusive em assentos cujo acesso é cobrado.

O festival surgiu 500 anos atrás, quando fiéis competiam entre si para receber talismãs de papel atirados pelo padre. Na época, os talismãs eram símbolos do fim do isolamento de Ano Novo comandado pelos padres. Boas coisas começaram a ocorrer às pessoas que recebiam esses papéis, e mais começaram a pedi-los. Como os papéis eram facilmente rasgados, os talismãs passaram a ser feitos em madeira.

"Realmente é um povo com uma cultura muito peculiar, um monte de homem no escuro atrás de umas varetas, aonde mais poderia encontra algo assim." Ò.ó

fonte: folha online

0 Comentários:

  ©Japão Aishiteru - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo