21 de fev. de 2008

Rôbos controlados por gestos!!

A maioria dos robôs é controlada por um joystick, mas um novo sistema criado no Japão permite que o operador envie comandos ao robô usando gestos com a mão ou o corpo. O trabalho está sendo desenvolvido pelo engenheiro Tsuyoshi Horo da Universidade de Tóquio, e usa uma série de câmeras dispostas em círculo para detectar os movimentos do operador e depois convertê-los para comandos.

O sistema cria um modelo volumétrico em três dimensões das pessoas e objetos dentro do alcance das câmeras, e permite um acompanhamento preciso dos movimentos.

Tsuyoshi Horo também tem desenvolvido outros usos para o seu programa de reconhecimento de gestos. Saiba mais no site do projeto (traduzido), e assista a outros vídeos no YouTube.

"Que legal, né! Só japonês mesmo para inventar essas coisas. Para dizer a verdade eles estão sempre inovando no ramo de tecnologia e geralmente são considerados os melhores nesse quesito"

Fonte: Ip Digital

2 Comentários:

Luiz disse...

Desculpe discordar, mas os japoneses não inventam nada no ramo da tecnologia, eles apenas aperfeiçoam o que já existe. Sou estudante de Engenharia Mecatrônica especializado em robótica e posso afirmar que todas essas 'invenções' japonesas são apenas aproveitamento de tecnologias européias ou americanas. Além de que normalmente estes robôs são completamente inúteis.

Ayeka disse...

Entendo...
No caso são mais um aperfeiçoamento.
Bem eu acredito que por mais que as "invenções" possam parecer inúteis ou estranhas, deve haver algum objetivo nisso tudo, nem que seja para saber as limitações do homem na robótica. Penso que os dados desses experimentos servem para descobertas posteriores.
Pelo menos essa é a minha opinião não sou nenhuma especialista em tecnologia ou robótica, apesar de me interessar pelo assunto.

  ©Japão Aishiteru - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo