9 de fev. de 2008

Língua Japonesa

Como muitos de vocês devem saber a língua japonesa exerce um grande apelo, um certo fascínio, afinal possui uma forma de escrita mais complexa comparada a nossa, tendo vários ideogramas* sendo que desses existem 1945 kanjis principais, ou seja fora aos 1945 existem outros que também são utilizados.

A língua japonesa é composta por três sistemas de escrita: Hiragana, Katakana e Kanji. Também existe o romaji que é a forma com a qual se representa os fonemas da língua japonesa.
Hiragana é utilizado em palavras de origem japonesa, no lugar de kanji raros e também é utilizado como partícula, possui 46 kanas* principais.

Katakana é utlizado para palavras de origem estrangeira, onamatopéias, enfatizar palavras e em termos científicos, possui 46 kanas* principais, também.



Furigana é quando se adiciona um hiragana a um kanji ele fica em cima do kanji mostrando a leitura do mesmo, isso é normal quando o kanji é raro ou díficil e também é normal ver isso em animes. Ex:
かん じ
漢 字

Obs: Como se pode observar acima, o furigana fica em cima do kanji mostrando como é a leitura dele.

Kanji: Como eu havia dito antes existe 1945 kanjis básicos, imposto pelo governo e de uso geral. É chamado de jouyou kanji. Abaixo um exemplo de um kanji muito famoso:



Obs: Muita gente sabe o significado dele. Este é o kanji de amor, ai " é o romanji dele, a forma de dizer amor é essa". Ele é muito conhecido. "Quem já viu o anime Naruto deve ter reparado que o Gaara possui este kanji na testa"
Bem e eis aqui um pequeno resumo do que a língua japonesa é constituída.
Se você deseja aprender japonês de forma autodidata* primeiramente deve ter em mente que pode ser um pouco mais díficil do que com ajuda, falo isso por experiência própria, segundo você deve aprender o hiragana e o katakana antes de tudo, não tem como aprender os conceitos se você não souber isso e antes de mais nada tem que ser mais esforçado.
Se tem uma coisa que posso dizer que a língua japonesa é muito interessante e eu não fico entediada com ela, afinal é totalmente diferente do que estamos acostumados, uma boa dica é entrar em forúns, sites e comunidades relacionadas a isso, assim você encontra várias pessoas que tem esse mesmo interesse comum e um anima o outro.
Um site que eu acho bom para ensinar os conceitos básicos é:
Existe outros igualmente bom como os que se seguem na lista abaixo:
Tem vários sites na internet então aproveite! Se esforce!!! Gambatte Kudasai!!
* ideogramas: os famosos rabisquinhos ou desenhos como algumas pessoas dizem.
* kanas: é chamado assim quando nos referimos o hiragana e o katana, são os kanas.
*autodidata: é quem aprende sozinha(o) alguma coisa.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Olá Ayeka, obrigado pelo comentário em meu blog.

Verdade, sou um apaixonado pela cultura japonesa. O blog foi uma maneira que encontrei para aprender sobre esse povo maravilhoso.

Moro há dois anos aqui no Japão e desde então minha admiração e paixão por tudo que está relacionado ao tema tem aumentado gradativamente. Quanto mais conheço, mais eu gosto. E falta muito por conhecer, principalmente a língua, ainda não consigo conversar com fluência, quase não consigo conversar, mas...

Deixa eu ir, amanhã tenho um dia pesado. Estou mudando de apartamento e de trabalho.

Desejo a você sucesso com o blog. Gambate.

Luiz disse...

É verdade, tem que aprender o hiragana primeiro, antes de tudo, se não num é japonês de verdade hehehe Acho romaji uma das coisas mais feias.

Parabéns pelo blog! Sucesso!

Luiz disse...

Eu quis dizer que acho feio escrever em japonês usando romaji hehehe. Tipo, kore wa hontou no nihongo janai ne.

Sim, estudo japonês sim!

Já coloquei o seu blog na lista de links diversos!

Abraços

Unknown disse...

infelizmente os site http://www.4shared.com/file/37396010/ad26c55a/Apostila_Nihongo.html, http://br.geocities.com/rodrigohnegreiros/, estão inativos... :( Mas o seu site é legal, vou indicar pros meus amigos!!

  ©Japão Aishiteru - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo