26 de fev. de 2008

Novas regras para andar de bicicleta no Japão

A lei que determina como andar de bicicleta no Japão mudou, depois de 30 anos sem sofrer qualquer alteração. A mudança ocorreu devido ao aumento de acidentes envolvendo bicicletas e pedestres e as novas regras serão aplicadas a partir deste ano, sem data confirmada (aprovada em 20 de de 2007, tem um ano para todos se adaptarem).

As novas orientações, porém, já fazem parte do trabalho de base da polícia japonesa com as comunidades estrangeiras, mas alguns pontos podem confundir a cabeça do brasileiro. O motivo é que, mesmo depois de passar por uma revisão, há regras que provavelmente não serão seguidas nem pelos próprios japoneses.

A principal mudança determina que ciclistas passem a andar com a bicicleta no acostamento da rua, mas eles podem ir para a calçada se o trânsito estiver perigoso. O tráfego na calçada será permitido somente em determinados locais, geralmente sinalizados por placas, que ainda não foram especificados. Guias de esclarecimento sobre como evitar acidentes ao trocar a calçada pela rua serão produzidas.

Crianças
Já as crianças continuam na calçada e elas continuam sendo obrigadas a usar capacete de segurança quando sentadas na cadeirinha infantil ou se estiverem pedalando sozinhas.
Aos adultos será pedido para que vistam uma capa plástica nos dias de chuva, já que os guarda-chuvas fazem com que o ciclista perca o equilíbrio.

Pelas novas leis, será condenado ainda o suporte para guarda-chuvas que é preso à frente da bicicleta e usado em larga escala em regiões onde faz muito sol. Quem tem dois filhos que costumam ser carregados nas cadeirinhas instaladas na frente e atrás das magrelas também serão repreendidos com multa de 20 mil ienes.

Há alguns itens que são de conhecimento de todos, mas é bom frisar, como é proibido ouvir música com fone e atender celular quando se está na bicicleta e dirigir descuidadosamente.
Curioso, mas a lista traz o desencorajamento do ato de tocar várias vezes a campainha da bicicleta quando se está atrás de um pedestre, prática usada freqüentemente pelos chatos.

Bem eu não sei se vocês sabiam que no Japão é muito utilizado bicicletas tendo até estacionamento para elas em determinados lugares, por sua larga utilização foi feito regras para aumentar a segurança da população. Dá para ter uma idéia de como é lá com um post do muito Japão, clique aqui para ler.

Fonte:TudobemUol

0 Comentários:

  ©Japão Aishiteru - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo