15 de mar de 2008

Site: Ajax IME & Download de fonte japonesa

Para você escrever japonês no computador você tem que ter instalado o IME (instalando IME você instala automaticamente as fontes) e o suporte para o idioma japonês (no caso só para a leitura). No caso do segundo se você não tiver instalado no seu pc, toda vez que você for em algum site no qual esteja escrito algo em japonês irá aparecer um monte de quadradinhos no lugar das palavras (nem vem que os ideogramas são palavras sim, só que em japonês).
Como consertar isso? Ou você instala só o suporte para o idioma japonês ou o IME, no caso as fontes são bem mais leves do que o IME, só que com elas você só pode vê os ideogramas não dá para escrever, já o IME dá para fazer os dois.
Como há jeito para tudo é só você ter no pc que acessa as fontes para a leitura e você poderá escrever pelo site Ajax IME, uma alternativa para você que por algum motivo está sem o IME ou tá lan.
É só entrar no site, lá tem uma caixa de texto na qual você escreve, clique no botão ON/OFF para ligar e poder escrever em japonês, a caixinha fica verde quando está ligada, apertando na tecla espaço os caracteres vão mudando para kanji ou katakana, depende do que você escreveu. Por exemplo se você digitar "ai" (significa amor, escrito dessa forma em romaji), lá irá aparecer "あい" (hiragana) e se você apertar a tecla espaço os caracteres irão alternar para "愛" (kanji). É fácil de mexer no site e ele também é bem leve. O site é esse: http://ajaxime.chasen.org/
E claro para você visualizar, tem que ter as fontes para os caracteres japoneses, são usadas mais as fontes MS Gothic ou a MS Mincho. Você tem que ter essas fontes dentro da pasta 'Fontes' , que está dentro da pasta 'windows' do seu pc, geralmente 'C:\WINDOWS\Fonts', no Windows Explorer em gente.
É só você abaixar por esse link a fonte MS Mincho e colocar dentro da pasta citada acima e pronto você poderá lê, ou tentar lê os ideogramas japonês.
Você também pode fazer o download das fontes por aqui.
Bem o IME eu falo melhor depois, certo?!
Até a próxima!! またね!

3 Comentários:

Rafael disse...

Legal o blog, nao conhecia, muito bom o post. Olhei o site sitado e achei ele estranho, meio confuso. Estou resistente a usar o IME, ainda nao sei como se usa e acho que vai me dar dor de cabeça, apenas.

Estava procurando por uma alternativa pra escrever em kanji e achei o site. Parabéns.

Ayeka disse...

Para mecher no site é só esperar ele carregar, depois clicar no botão "IME On/OFF", nisso a caixa de texto ficará azul, é só escrever aí em romaji que sairá os kanas, para ir mudando para se utilizar os kanjis ou katakanas é só apertar a tecla espaço.
O site possui algumas propagandas e ideogramas, é só você ignorar isso. ^^
E lembre-se que isso é mais como uma alternativa ao IME, utilizado no word e afins.

Hori-Chan disse...

Adorei tudo aqui... principalmente pelas suas dicas... meus problemas acabaram (provisoriamente eh claro rs)..

Doumo Arigatou!!

  ©Japão Aishiteru - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo