10 de jul. de 2008

Tipos de kimono

Se você é assim como eu deve achar que kimono é tudo igual, né?! Mas você está redondamente enganado. Dei uma pesquisada e descobri que existe vários tipos de kimono e cada um tem o seu uso específico, váriando de idade, posição social ou estado civil da pessoa. Depois desse post nunca mais você vai pensar que kimono é tudo igual.

Kimono significa literalmente coisa de vestir em japonês. E se divide em duas grandes categorias: wafuku (vestimenta do estilo japonês) e yofuku (vestimenta ocidental ou de estilo ocidental).
A história em si é bem grande então vou dar só uma pequena pincelada e focar mais nos tipos de kimonos.

Essa vestimenta era muito utilizada antigamente. A partir da era Meiji (1868), os japoneses começaram a adotar o vestuário ocidental, tudo começou por decreto, depois começou a ser adotado pela aristocracia e em seguida passou a ser regra para toda a população.

Atualmente eles são comumente utilizados em ocasiões especiais, principalmente pelas mulhares em casamentos e matsuris (festivais populares e tradicionais). Os homens usam mais raramente.

Desde a virada do milênio, entretanto, mais pessoas têm resgatado o uso do kimono no cotidiano, gerando um movimento informalmente apelidado de fashion kimono de forma tradicional mas com estampas modernas, (faixas de amarrar na cintura) que não amarrotam ou com nós prontos, que agradam a um público mais jovem.

Bem agora vamos dar uma olhadinha nos tipos de kimono:



Kurotomesode- "mangas curtas preto", kimono preto com profusa decoração das coxas para baixo e com 5 kamons (escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Usado com um obi de brocado dourado, é o kimono mais formal das mulheres casadas, geralmente usado pelas mães do noivo e da noiva num casamento.









Irotomesode
- "mangas curtas colorido", kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, com profusa decoração das coxas para baixo e com 5 kamons (escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Usado com um obi de brocado dourado, é um kimono menos formal que o kurotomesode, e é usado por mulheres casadas que são parentes próximas dos noivo e da noiva num casamento.





Furisode - "mangas que balançam", kosode feminino cujas mangas possuem 70 cm a 90 cm de comprimento. É o kimono formal das moças solteiras, ricamente estampado, fechado com obi em brocado multicolorido e brilhante amarrado em grandes laços nas costas. É geralmente usado no Seijin Shiki (Cerimônia da Maturidade, no mês de janeiro no ano em que a moça completa 20 anos) e pelas moças solteiras aparentadas da noiva nas cerimônias e recepções de casamento.

Kimono Furisode





Houmongi - "traje de visita", kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, com profusa decoração em um dos ombros e uma das mangas, e das coxas para baixo, sem kamons (escudos de família). Considerado um pouco menos formal que o irotomesode, em cerimônias de casamento é usado por mulheres casadas ou solteiras, que geralmente são amigas da noiva. O houmongi também pode ser usado em festas formais ou recepções.







Tsukesage - Comparado ao houmongi, o tsukesage tem uma coloração mais discreta considerado menos formal que o houmongi. Dos kimonos que podem ser usados diariamente por casadas e solteiras, é o mais requintado é o considerado menos formal que o houmongi.









Iromuji - kimono de uma só cor, que pode ser textura mas sem decoração em outra cor, usado principalmente em Cerimônias do Chá. Pode ter um pequeno bordado decorativo ou um kamon ( escudo de família) nas costas. É um kosode semi-formal, considerado elegante para uso diário.








Komon - "estampa pequena", kimono feito com seda estampada com desenhos pequenos repetidos por toda a peça. Considerado casual, pode ser usado para sair pela cidade ou para jantar em um restaurante. Pode ser usado por casadas e solteiras.








Tomesode - "mangas encurtadas", kosode femino de seda, forrado em seda de cor diferente, cujas mangas possuem de 50cm a 70cm de comprimento. A expressão deriva do costume de que quando as mulheres se casavam elas passavam a usar kimonos com mangas curtas - ou cortavam as mangas dos kimonos - como símbolo de fidelidade ao marido. A maior parte dos kosodes usados por mulheres são desse tipo.






Yukata - Kimono informal de algodão estampado, sem forro. Mulheres usam os de grandes estampas, geralmente de flores, com obi largo, e os homens usam os de pequenas estampas, com obi estreito. O yukata é mais usada em matsuris (festivais), mas também pode ser usado diariamente em casa. Ryokans (hotéis ou pousadas tradicionais) e onsens (resorts com termas) costumam disponibilizar yukatas para todos os hóspedes.





Depois dessa pequena analise de estilos de kimonos e como é usado, acho que você não deve mais achar que "tudo dá no mesmo", pelo menos é o que eu espero né. Para fechar vou colocar aqui um trecho retirado de outro site, que achei interessante:

"
A questão é por que, numa sociedade tão invadida por costumes ocidentais, o uso do kimono ainda persiste? “Hoje, principalmente para as noivas, o kimono personifica a disposição para o sacrifício de desejos pessoais, característica desejável na cultura japonesa que prefere a obediência à independência”, afirma a antropóloga Liza Dalby no livro Kimono."

Agora quem desejar se aprofundar mais no assunto consultar as fontes por favor.

Fontes: Cultura Japonesa
Aliança Cultura Brasil-Japão

recModa

7 Comentários:

Leandro disse...

Olá! Muito interessante o seu blog. Como descendente de japones, adoro a cultura do país. Bom, você deve saber que eu sou o dono do blog Subete Animes. Gostaria de propor uma parceria entre os nossos dois blogs. O que acha? Espero a sua resposta.

Leandro disse...

Olá! Acabei de adicionar o seu link tb. vlw

Juliana Lopes disse...

Legal...pra mim era tudo quimono mesmo...
Vlw pwla informação

Anônimo disse...

eu realmente adorei seu blog.
sou acidental, não tenho descendência japonesa nem nada mas em 2008 me apaixonei por mangás, animes e toda a cultura e língua japonesa.
seu site foi muito útil para várias pesquisas minhas, obrigada por tudo!
aqui vai uma dúvida:
yakatas só podem ser de algodão? se for de seda tem outro nome ou é algo totalmente diferente?

Ayeka disse...

Não possuo descendência japonesa também, porém me interesso bastante pela sua cultura e afins.
Pelo que pesquisei e sei o Yukata só é feito de algodão, pois é usado nos dias mais quentes, depois do banho, nas pequenas festas, ou durante uma visita ao templo. E ao contrário do quimono feito com seda fina altamente trabalhada, o yukata é uma vestimenta mais acessível justamente por ser feito de algodão.
Se fosse de seda não seria um yukata, pelo que eu saiba seria algo totalmente diferente.

Anônimo disse...

Olá de Portugal. Parabéns pela pesquisa e pela partilha. Continue assim, eu vou lendo ;-)

Ayeka disse...

Obrigada Elsa.^^
Farei o possível nas próximas postagens.

  ©Japão Aishiteru - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo