4 de jan de 2009

Ano novo japonês

Já que estamos comemorando o começo de mais um ano e como o blog tem como principio falar do Japão como um todo, nada mais coerente do que vermos como os nossos companheiros comemoram essa passagem de ano.
Acho que todo mundo aqui (no Brasil) está "careca" de saber como nós comemoramos o Ano Novo. Mas como será que ele é comemorado lá no Japão? Pois eu lhes direi, falarei alguns costumes deles, repito alguns, não será possível abranger todos porque são muitos e se fosse falar todos o post se tornaria muuito extenso e até mesmo cansativo.

O Oshougatsu, ano novo japonês, como todos já devem esperar é bem diferente daqui. Isso mesmo nada de roupa branca, abrir champanhe ou pular ondinhas.



O Ano Novo é a data mais importante do calendário nipônico e por acaso é aquela que mais reúne costumes japoneses, tendo rituais para antes, durante e depois da festa. A comemoração dura geralmente três dias e vários estabelecimentos fecham as portas nestes dias para que todos possam comemorar.
Muitos japoneses vão para as praias nessa época, mas não pensem que é aquela cena que estamos tão habituados a ver aqui, todo mundo de branco, pulando sete ondas e coisas do gênero. Eles vão à praia, assistem shows de J-pop ou danças tradicionais, encerrando a festa com uma modesta queima de fogos.
É um evento e tanto as famílias japonesas se reúnem celebram com hábitos e jogos típicos. Mesmo os jovens ainda mantêm as brincadeiras, decorações e as "manias" como um todo para trazer boa sorte ao ano que chega.

A preparação costuma começar um mês antes ou por volta de 13 de dezembro. As donas de casa japonesas fazem aquela faxina na casa, a qual é chamada de oosouji, é como se estivessem purificando as casas, limpando o ambiente para as festividades e afastando o azar, deixando-o bem longe.
Só que essa limpeza não pára nas residências não, ela se estende às empresas, os funcionários são convocados para fazerem um mutirão e darem uma geral na área de trabalho. Até nos templos têm faxina, ficando os monges encarregados do trabalho.
A limpeza costuma se repetir no segundo dia do ano também.

Na véspera em todo o Japão é possível ouvir as 108 badaladas dos sinos dos templos para recepcionar a chegada do ano novo. A cerimônia é conhecida como joya no kane, ela relembra os japoneses dos 108 pecados existentes no homem, segundo o budismo. Mas não são somente os budistas que aderem a essa tradição. Para a maioria dos japoneses, esse é um momento de buscar a purificação e saudar o ano que chega.

joya no kane

Para as refeições do oshougatsu, as donas de casa preparam comida o suficiente para três dias, pois não se pode trabalhar nos três primeiros dias conforme o costume. Então elas preparam as refeições antecipadamente e com comidas que possam durar esse tempo sem estragar.
Cada alimento para a ocasião simboliza boa saúde ou sorte. O prato principal de 1º de janeiro é o ozooni, uma sopa feita à base de mochi. Diz-se que o ozooni guarda o espírito do arroz, abençoado pelos deuses.
A refeição de Ano-Novo é o osechi-ryouri, um banquete especial que inclui diversos pratos preparados antes das festividades, dispostos em uma caixa de madeira laqueada (juubako - dez caixas). Atualmente, por praticidade, os japoneses costumam comprar o osechi-ryouri.

Juubako

Eles começam ir ao templo após a meia-noite do dia 1 de janeiro, os japoneses vão aos templos e fazem suas orações por saúde e felicidade no novo ano, compram novos omamori (amuletos) e deixam os antigos para serem queimados. Essa primeira visita é chamada de hatsumoude e ela ocorre nos três primeiros dias do ano.

Os japoneses acordam bem cedo no primeiro dia a ponto de ver o primeiro nascer do sol, assim oram por alegria e prosperidade, costume chamado de hatsuhinode. Logo pela manhã, os templos xintoístas são invadidos por multidões que vão pedir saúde e felicidade. Isso ocorre porque de acordo com a religião xintoísta, o Sol é o deus mais importante do Universo, foi a partir dessa crença que nasceu a tradição de ver o primeiro nascer do sol.

Hatsuhinode

Presentes
O ano-novo também é época de agradecimento. O costume dita que as pessoas dêem presentes a conhecidos, professores, superiores no trabalho ou parentes. As lojas de departamento ficam abarrotadas de opções, que em sua maioria são bebidas ou alimentos.
As crianças que adoram oshougatsu, também não é para menos, pois elas recebem de seus pais e parentes presentes em dinheiro (otoshidama), que vêm dentro de envelopes, isso substitui os presentes. A quantia costuma variar com a idade da criança. Elas ao receberem costumam rasgar rapidamente os envelopes, denominados de pochibukuro, e respondem prontamente à pergunta “quanto você ganhou?”

Agora vamos ver algumas frases comumente usadas em cartões e também ditas:

Akemashite omedetou gozaimasu - Parabéns pela abertura do ano.
Shin nen omedetou gozaimasu - Parabéns pelo ano novo.
Kiga shinnen - Parabéns pelo ano novo (somente ao escrever).
Tsutsushinde shinnen no oyorokobi o moushiagemasu- Estou transmitindo minha alegria pela passagem do Ano Novo (ao escrever).
Shinshun no goskukushi o moushiagemasu - Estou transmitido minha alegria pela passagem do Ano Novo (ao escrever).
Gashou - uma expressão que saúda o Ano Novo.
Geishun - Uma expressão que dá as boas vindas ao Ano Novo.
Shinnen - Ano Novo.
Ii otoshi wo omukae kudasai - Tenha uma boa passagem de ano.

Como eu disse anteriormente não falei de toda a celebração, pois o post ia ficar muito extenso e poderia se tornar cansativo. Mas para os curiosos de plantão que desejam saber mais sobre essa festa é só acessar as minhas fontes, lá você encontrará mais coisas, algumas bem interessantes por sinal.
E por hoje é só!
あけましておめでとうございます!Akemashite omedetou gozaimasu!
じゃまた!Ja mata!Até a próxima!

Fontes: Made in Japan
Cozinha Japonesa
Japão Online
Gambare!
Sonoo

8 Comentários:

Julian Tuck disse...

Fala sério né?
Eles sim sabem aproveitar o fim de ano.
é tudo tão lindo, toda a cultura japonesa, desde arranjos até as celebrações.
Um sonho, ainda quero morar lá. *-*

Belo post. =***

YOKO disse...

Passando aqui para te desejar um Feliz Ano Novo, que todos as metas possam ser cumpridas. Um ano recheado de maravilhosas surpresas!

Aprendendo Nihongo

今年もよろしくね! bjs

Fernanda disse...

Li, e GOSTEI BASTANTE ! ^^
Poucos blogs tem conteúdo desse tipo. Seu blog está se tranformando aos poucos em um GRANDE BLOG :D
Parabéns ! :)

Deh disse...

Wou! :D
Hmmm... cara, uma das coisas que eu mais amo no Japão é a forma como eles comemoram tudo com comida.
Comida comida comida!
E eu AMO comida japonesa... é tudo *-*
pena que estou no Brasil
mimimimimimi ;O;

e belíssimas tradições. gostei dessa de ver o nascer do Sol... *-*
mas a faxina... ui >.<
xD

ótimo blog... parabéns \o/
=**

Ayeka disse...

# Julian Tuck
Sim, eles aproveitam bastante o final de ano, se compararmos né!
Seu sonho e o meu também ainda vou para lá. *.*

#Fernanda
Obrigada, espero um dia chegar a ser realmente um grande blog.

#Deh
É para quem gosta de comer, as celebrações deles são um prato cheio. xD
Algumas tradições são bem interessantes. Mas fazer faxina não é muito a minha praia.. >.<
Obrigada.^^

Renata 明美 志村 disse...

Meu oshougatsu, mesmo tendo sido de uma semana, passou muito rápido.

Depois da meia-noite no dia primeiro eu fui no templo aqui perto de casa fazer o hatsumoude. Tava um frio absurdo (uns 2°C) e mesmo assim tinham várias pessoas lá, inclusive crianças,

Mas eu perdi o hatsuhinode, não acordei a tempo!

あけましておめでとうございます。

ではこれで。

Mariana disse...

Eu tenho amigas japonesas e sempre me convidam para o seu ano novo.
Pedimos delivery pela internet de alguns tipos de comida e elas também cozinham coisas tipicas.

Anônimo disse...

Bom...so vivi até os 5 anos no Japão é mais ou menos Asim !

  ©Japão Aishiteru - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo