21 de nov. de 2008

Atualizando finalmente

Sim desapareci novamente, para variar, mas como sempre possuo bons motivos, dessa vez tinha sido abduzida por aliens, mas consegui escapar, sabe como é dei uma boa lição naqueles bobões.
Tá a realidade não é tão emocionante assim.
Eu estava super atarefada e ainda estou, mas me cansei de tantas equações químicas, PA, PG, funções e mais funções no excel, fluídos, mais uma penca de matérias, provas, trabalhos e coisas do gênero. Além do mais já tinha abandonado o meu bebê (leia-se blog) por muito tempo então estava mais do que na hora de atualizá-lo.


Apesar de nessas últimas semanas está um pouco mais afastada do computador, consegui arranjar tempo para acompanhar o lançamento dos novos episódios de Vampire Knight Guilty ( sou fã de carteirinha fazer o que?!), estudar um pouco japonês, afinal não posso deixar de fazê-lo. Por sinal uma das coisas que estou fazendo é bem interessante, apesar de não ser nenhuma inovação ou novidade, mas acho que não deixa de ser uma boa pedida.
O caso é o seguinte como eu sou um "pouco" viciada nesse anime (Vampire Knight) e os episódios estão sendo lançados ainda todas as segundas no Japão, então demora cerca de uma semana ou duas para legendarem, porém antes disso já está na Internet os episódios no YouTube, na segunda mesmo já lança, só que em japonês, o que não me impede em assistir.
O interessante é que apesar de estar em japonês, consigo entender mais da metade do que estava sendo dito, o que me deixou um tanto surpresa, pois meu conhecimento em japonês não é muito avançado.
Primeiro vejo em japonês, quando sai a legenda em inglês vejo de novo, repito a dose quando sai em português, ao ver com sub inglês percebo que tinha realmente entendido a história, o que é engraçado, pois parece que estou vendo tudo de novo, já sabia que personagem tal diria isso ou aquilo.
Não só esse anime, como outras coisas, clipes musicais, programas japoneses, entre várias outras coisas, assisto de vez em quando e é realmente bom o fato de você sentir que está compreendendo algo, uma forma de treinar os ouvidos para fonética japonesa.
É bom assistir em japonês, pois é uma forma de não se concentrar somente nas legendas, o que acontece muito ao ver um anime, filme, etc. Claro se for possível ver depois com legenda, será mais válido ainda, pois assim saberá o que você realmente entendeu.
Tudo isso se resume naquela velha história é necessário aprender a "escutar" a língua da qual se estuda, afinal é preciso o contato com ela seja por meio de músicas ou anime, por exemplo. O importante é não deixar tudo somente no papel, dessa forma não tem como evoluir. É necessária a combinação do ouvir com o escrever.
Não se esqueçam que aprendemos a falar escutando, logo devemos utilizar essa tática que é bem agradável, só não se deve ficar somente nela.
Para o estudo de uma língua deve se utilizar vários métodos, essa é uma forma de não desanimar e que também funciona muito.
Experimentem e vejam o quanto evoluíram. E claro me contem!

5 Comentários:

Drikovisk disse...

ohayoo Ayeka-saan õ//
Sempre quis aprender japonês, mas me falta coragem. :D
Vou começar a baixar essas apostilas e vê se eu consigo aprender =XX sei mal inglês. :~ Eu tenho um papel aqui que fico anotando as palavras que eles mais usam, tipo baka, itadakimasu.. T_T" coisas que tds sabem hohoho.
Você tem bom gosto *__* vampire knight é muito boom msm, só q eu prefiro o anime do que o mangá =XX eu não consigo sentir emoção no mangá =/ um outro anime que eu to acompanhando tb é o Kuroshitsuji, já viu? Não chega aos pés de VK, mas é bom tb, de um akuma e tals. :X
Não nos abandone ;**

Ayeka disse...

Konnichiwa Drikovisk-san! o/
Você tem que se começar por algum lugar, nem que seja por palavras e expressões básicas.
Claro tem que ter coragem, não digo nem coragem, mas ânimo para estudar nihongo.
Eu gosto tanto de mangá como do anime, consigo sentir emoção em ambos. Me envolvo bastante com qualquer história que acompanho.^^
Kuroshitsuji ainda não assisti não, depois vou dá uma olhadinha.
Pode deixar que eu não irei abandoná-los! xD
;**

Unknown disse...

Konbonwa Ayeka-chan! ^^

Que legal que vc tah estudando nihongo... tem um colega meu que tá no Japão e, por vezes, ele me ensina alguma coisa (tah certo que a maioria das coisas eu não consiga pegar =/). Mas eu tenho vontade de aprender! Tomara que as apostilas me ajudem (^-^).

Arigato gozaimasu! ^^

Anônimo disse...

おはよう

ando por aqui só de passagem, mas resolvi comentar hoje...

também to engatinhando no japonês, apesar de não ter experimentado nada "full japones sem legenda", ouço muita muita música (o que dá quase na mesma :P)

quando vejo algum anime, fico o mais feliz por entender os pronomes (pelo menos saberia de kem estão falando!) ou algumas expressoes (”だいじょうぶ?”)

sobre VK... gosto muito do mangah! mas não consigo engolir o anime não... vi as aberturas no youtube, e fiquei estonteado... não gostei do traço! o traço, a arte do mangá, é uma coisa absurda! talvez a melhor arte de mangah que eu já vi na vida! quando vi o anime... arg... o traço, a falta de detalhes, a coloração...

desisti na hora

vi até a abertura do guilty, na esperança de terem melhorado isso... mas continuou na mesma XD

então fico só no mangá. leio digital (de scanlator), e vc?

no começo gostava muito do lance zero-yuuki-kaname, mas recentemente fiquei meio decepcionado... dava agonia as coisas acontecendo e o kaname passar dois, três, quatro capítulos falando, falando, e não dizendo nada!

agora to curtindo muito os casais de segundo plano... shiki-rima é demais, e até kain-ruka (se é que dá pra chamar aquilo de casal...)

era isso, só queria falar um pouco de VK mesmo xP

またね。

Ayeka disse...

Respondendo:
>>Biel, poha!
Se você se esforçar você consegue!
É só persistir homem!

>>Anônimo
Eu vejo muitos clipes também e alguns programas japoneses. Tudo isso no nosso querido Youtube. Por sinal com ele descobri que tem programas extremamente bizarros. O__o
Essa experiência de ver sem legenda, foi uma tentativa radical de não me prender a legenda e com isso ver o quanto eu sei. E deu certo.^^
Ainda vejo com legenda (claro), mas primeiro vejo sem.
Eu gosto das OPs e ENDs de VK e do Guilty também.
Quanto ao traço, sim tem uma diferença, mas ela não me incomoda, então assisto na boa.
Eu acompanho o mangá pelo Chrno também, pena que demora muito para lançar e justamente quando está no clímax da história.
No lance de casais eu torço para KanamexYuuki, não gosto do Zero. Gosto também do ShikixRima eles têm tudo para dar certo e torço para KainxRuka, ia ficar muito fofo os dois.
Eu sou fã de VK então não ligo nenhum pouco de falar a respeito dele, tanto que falei até demais.'-'
;**

  ©Japão Aishiteru - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo